DATA: 7 Fevereiro 2026, Sábado
HORÁRIO:  das 14h às 18h
LOCAL: Sede do Coletivo Artisterium

VAGAS: 12 participantes
IDADE: 15 até 75
PREÇO: 40€

PROMOTORES:
Edições UV
Auroque
Associação Cultural

FORMADOR:
Mário Afonso

Mário Afonso é um gestor cultural, professor e investigador reconhecido pela sua liderança em projetos culturais e inovadores que conectam arte, tecnologia e sustentabilidade. Com uma licenciatura em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e um mestrado em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro, atualmente é doutorando em Arte e Multimédia na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Ao longo de sua trajetória, liderou iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS), combinando criatividade, inclusão e impacto social. O seu trabalho
inclui o desenvolvimento de parcerias internacionais e a criação de projetos multidisciplinares que fomentam a interação entre comunidades locais e globais.

CONTEXTUALIZAÇÃO:
As cianotipias consistem na construção de uma impressão fotográfica em tons de azuis. Este processo foi utilizado para cópias de desenhos e diagramas durante os séculos XIX e XX, mas também foi usado para reproduções de fotografias. Este procedimento simples e de baixo custo é especialmente prático na replicação de imagens.

DESCRIÇÃO:
Esta oficina permite adquirir conhecimentos de materialização de trabalhos analógicos. Técnica que remete para processos de construção mais antigos. A técnica permite o formando criar imagens de cariz de decoração, ou mesmo devido à sua plasticidade técnica de cariz artístico.
Os formandos irão aprender a criar cianotipias com o seguinte procedimento: Construção do papel fotossensível/ Exposição solar/ Revelação da imagem final.

MATERIAIS E UTENSÍLIOS:
Solução química, recipiente para adição de químico, luvas de látex, folha de papel cavalinho estrangeiro, tesoura/ x-ato, régua, pincel, prancheta, vidro, folhas de acetato, H2O2.

CONSIDERAÇÕES GERAIS:
Alguns materiais necessários serão providenciados pela organização, podendo também, cada participante trazer os seus.
No final da formação cada participante pode requisitar o seu Certificado de Participação devidamente personalizado.