JÁ DECORREU

CASCA DE NÓS – OFICINA DE DESENHO

Decorre às terças-feiras pelas 21:00

A oficina de desenho CASCA de Nós volta a realizar-se, agora com organização do Fanzine Ultra Violenta.
Será às terças-feiras (em datas a determinar) no salão privativo do Café Amizade no Bairro do Liceu Aveiro.

Estas sessões têm o propósito de envolver a comunidade Aveirense – e não só – em momentos de partilha, criatividade e expressão, através da observação e da prática de desenho do corpo humano… conseguir comunicar o movimento de cada pose com as mais diversificadas técnicas.

O material de desenho ou pintura fica à responsabilidade do participante.

O valor da sessão será 5,00€ por pessoa (entregue no início de cada sessão)
E com limite de 15 pessoas.

E-mail: fanzineultraviolenta@gmail.com ou oficina.cascadenos@gmail.com

DECORREU NO DIA 18 DE OUTUBRO,
TERÇA-FEIRA PELAS 21:30

0
0
0
0
Days
0
0
Hrs
0
0
Min
0
0
Sec

DECORREU NO DIA 25 DE OUTUBRO,
TERÇA-FEIRA PELAS 21:30

0
0
0
0
Days
0
0
Hrs
0
0
Min
0
0
Sec

DECORREU NO DIA 18 DE NOVEMBRO,
TERÇA-FEIRA PELAS 21:00

0
0
0
0
Days
0
0
Hrs
0
0
Min
0
0
Sec

DECORREU NO DIA 22 DE NOVEMBRO,
TERÇA-FEIRA PELAS 21:00

0
0
0
0
Days
0
0
Hrs
0
0
Min
0
0
Sec

DECORREU NO DIA 13 DE DEZEMBRO,
TERÇA-FEIRA PELAS 21:00

0
0
0
0
Days
0
0
Hrs
0
0
Min
0
0
Sec

Já decorreu

O FANZINE NA ESCOLA

Sessão de esclarecimento sobre fanzines e auto-edição no Agrupamento de escolas José Estêvão

O Agrupamento de Escolas José Estêvão está a implementar o Plano Nacional das Artes. A par com inúmeros outros projetos com os quais a escola está envolvida, o Plano Nacional das Artes faz especial sentido por ser esta uma escola com oferta artística no campo das artes visuais, da fotografia e do design.
No âmbito das atividades incluídas no Plano Nacional das Artes, a escola vai criar um fanzine. E para perceber que é, afinal, um fanzine, a escola recebeu no seu espaço polivalente o art director Miguel Correia. Antigo aluno da escola, o Miguel Correia é responsável pelo fanzine “Ultra Violenta”, editado em Aveiro. É também divulgador e colecionador de diferentes objetos gráficos relacionados com o universo fanzine.

JÁ DECORREU

amostr – Mostra DE FANZINES E LIVROS DE AUTOR 2022

Entre os dias 29 de Setembro e 2 de Outubro 2022 (JÁ DECORREU)

Evento ira decorrer entre os dias 29 de Setembro e 2 de Outubro, no Foyer do Teatro Municipal de Vila do Conde. É um evento criado pela parceria de Flanzine e Fanzine Ultra Violenta.

A importância de um evento deste género, reside na oportunidade de juntar uma comunidade de criativos portugueses, que sendo todos muito diversificados, estão unidos por um espírito de independência editorial. O formato original destas publicações permite-lhes uma manifestação criativa mais genuína e pessoal.

Já decorreu

XS Design Xpress

Workshop de Edição de Fanzines por Miguel Correia no DeCa, Universidade de Aveiro a 12 Junho 2022.

Acontece nos dias 10, 11 e 12 de Junho, na Universidade de Aveiro o XS Design Xpress 2022. É um evento criado pelo Núcleo de Estudantes de Design da Universidade de Aveiro que decorre no Departamento de Comunicação e Arte e é composto de várias atividades como workshops, conversas abertas e palestras sobre Design.

Uma destas atividades é um workshop de edição de fanzines, leccionado por Miguel Correia, art director da Gula Visual, Agência Criativa e editor do Fanzine Ultra Violenta.

Inscrições disponíveis para 2024

Zine City

Encontro de fanzines e publicação independente (Já decorreu)

De 20 de Maio a 5 de Junho de 2022 acontecerá, em Aveiro, a Zine City, o 1º Encontro de Fanzines e Publicação Independente. Decorrerá durante a 46ª da Feira do Livro de Aveiro 2022 na Praça da República e zonas adjacentes ao edifício Atlas.
Este é um evento piloto que pretende ser um lugar onde os editores independentes alternativos poderão divulgar os seus trabalhos e demonstrar as suas obras e edições num palco privilegiado dedicado à cultura visual alternativa.
Aqui poderemos encontrar editores de várias cidades de Portugal, que rumam a Aveiro para partilhar com o público o resultado de mais um ano de produção editorial e artística.
O público encontrará no stand deste grupo diversas formas de fanzines, livros de artista e publicações com tiragens limitadas ou exclusivas, que assumem os mais variados formatos, técnicas e estilos de impressão.
As temáticas destas publicações passam pela prosa, poesia, ilustração, banda desenhada, fotografia, colagem e design gráfico de cariz experimental.
E tudo isto com uma certeza; não encontrarão estas publicações à venda em nenhuma grande superfície ou livraria de consumo massivo.

Durante o evento, todos os artistas convidados para esta 1ª Edição da Zine City terão à disposição do público as suas publicações.
Um conjunto destes editores estará em destaque em determinados dias *(assinalados à frente do nome). Isto irá permitir que os visitantes os possam conhecer pessoalmente e trocar ideias sobre cada uma das obras apresentadas.