DATA: 13 Junho 2022, Segunda F.
HORÁRIO:  das 15h às 19h
LOCAL: Aveiro, Edifício Atlas

VAGAS: 20 participantes
IDADE: 15 até 75
PREÇO: 20€

CURADORIA: Miguel Correia
ORGANIZAÇÃO: Edições UV
PROMOÇÃO: Município de Aveiro

FORMADOR:
Helena Zália

Nasceu numa madrugada de abril em Guimarães.
Cresceu no campo e crê que este contacto directo com a natureza lhe aguçou a curiosidade, o espírito inquieto, o deslumbramento pelo que a rodeia e sobretudo o instinto de transformar/criar coisas, ao mesmo tempo que raízes profundas a agarraram às imagens, ao desenho, às cores, aos livros e ao fascínio pela criação artística nos seus vários domínios. O caminho óbvio seria o de uma formação na área das artes, opção natural que aconteceu nos anos de escola. O ensino de Educação Visual [Escola Superior de Educação de Leiria] e o Design de Comunicação/Produção Gráfica [Universidade de Aveiro e Universidade de Barcelona] são a sua formação académica, mas também a pintura, a gravura, a fotografia, a costura, a criação de personagens tridimensionais e a ilustração têm servido para se expressar e comunicar ao longo dos anos. De tempos a tempos vai mostrando o seu trabalho em exposições colectivas e individuais, sobretudo no domínio da ilustração. Ilustrou alguns contos para crianças. Em 2012 criou a instalação permanente “Com os pés na terra e a cabeça nas nuvens” para o Museu do Brincar [Vagos].
Em 2016, e dando resposta à sua paixão pelo livro enquanto objecto, criou a zai-zai edições, onde desenvolve livros manufacturados e à medida da sua mão. Atualmente vive e trabalha entre Guimarães e Gafanha da Nazaré [Ílhavo].

CONTEXTUALIZAÇÃO:
A técnica de desenho lavado consiste construção de imagens através de desenho e processo de revelação com tintas e água.

DESCRIÇÃO:
Com o “Desenho Lavado” vai experimentar uma técnica de expressão artística/plástica, onde o guache e a tinta da china brincam entre si com pincéis e riscadores, revelando e descobrindo texturas.
De seguida lavam-se, literalmente, debaixo de uma torneira. Algo de mágico acontece, os resultados são sempre inesperados e surpreendentes.
Descobrem-se zonas de escuridão e revelam-se lugares luminosos.

MATERIAIS E UTENSÍLIOS:
Lápis de grafite; Papel de aguarela 250gr/300gr; Guache branco; Tinta da china preta; Pincéis; Paus de espetada.

NOTAS GERAIS:
As oficinas são limitados a 20 participantes, pelo que deverá fazer a sua inscrição antecipadamente através do formulário de inscrição que se encontra no botão abaixo “Incrições (Aqui)”.
Todos os materiais necessários serão providenciados pela organização, podendo também, cada participante trazer os seus.
No final da formação será enviado a cada participante um Certificado de Participação devidamente personalizado.

Inscrições (Brevemente)

TODAS AS OFICINAS DESTE CICLO:

12 Junho 2022, Domingo – ILUSTRAÇÃO
13 Junho 2022, Segunda F. – DESENHO LAVADO
14 Junho 2022, Terça F. – FANZINES
15 Junho 2022, Quarta F. – CRIATIVIDADE
16 Junho 2022, Quinta F. – CIANOTIPIA
16 Junho 2022, Quinta F. – DESENHO URBANO
17 Junho 2022, Sexta F. – COLAGEM
18 Junho 2022, Sábado – RISOGRAFIA

Depois do sucesso da primeira edição em 2021, o FanzineUltraViolenta volta em 2022. O conceito-base é o mesmo – a temática de cultura visual alterantiva e das publicações independentes – mas o seu formato é ampliado e com mais relevância, transformando-se num evento que se pretende, possa lançar as fundações para acontecer em Aveiro a realização no futuro próximo do maior encontro europeu da cultura visual alternativa e do fenómeno “DiY”, este, terá como temática central a publicação independente e o fanzine enquanto forma de expressão sócio-cultural de elevada relevância para as “tribos” urbanas underground que se tem desenvolvido ao longo dos últimos sessenta anos.
A edição deste ano tem várias acções, como sejam; exposições de fanzines de colecções nunca trazidas a público, exposições artísticas com as ilustrações contidas nestas publicações, feiras sobre publicações independentes, oficinas sobre a temática do “DIY”, ciclo de palestras sobre design gráfico e concertos de música alternativa.