DATA:11 Novembro de 2022
HORÁRIO: 14:00
LOCAL: Escola Secundária José Estêvão – Aveiro
COORDENADOR: Francisco Cardoso Lima
FORMADOR: Miguel Correia
Sessão de esclarecimento sobre fanzines e auto-edição no Agrupamento de escolas José Estêvão.
O Agrupamento de Escolas José Estêvão está a implementar o Plano Nacional das Artes. A par com inúmeros outros projetos com os quais a escola está envolvida, o Plano Nacional das Artes faz especial sentido por ser esta uma escola com oferta artística no campo das artes visuais, da fotografia e do design.
No âmbito das atividades incluídas no Plano Nacional das Artes, a escola vai criar um fanzine. E para perceber que é, afinal, um fanzine, a escola recebeu no seu espaço polivalente o art director Miguel Correia. Antigo aluno da escola, o Miguel Correia é responsável pelo fanzine “Ultra Violenta”, editado em Aveiro. É também divulgador e colecionador de diferentes objetos gráficos relacionados com o universo fanzine (tudo documentado na página fanzine.pt). O Miguel voltou à sua escola e trouxe consigo uma parte da coleção de fanzines que organiza. Muitos e muito diferentes uns dos outros.
As múltiplas e muito variadas possibilidades que o fanzine permite (particularmente no que diz respeito à forma, ao tipo de conteúdo, à composição gráfica, ao tipo de publicação e divulgação), tornam evidente a dificuldade de encontrar uma definição clara, preto no branco, para esse objeto. Na realidade, a melhor forma de o perceber é através da sua experiência.
Ver, tocar, pegar, desfolhar, ler um fanzine, e depois outro, e depois outro. Foi essa experiência que os alunos tiveram numa tarde de 6ª feira. E, claramente, aproveitaram.
A publicação que a escola se propõe criar será dedicada à criação artística e orientada por 2 vetores:
-A liberdade criativa do fanzine, muito relacionada com o tipo de trabalhos pessoais desenvolvidos em registo de Diário Gráfico;
-O incentivo (e a provocação) para a auto- edição e a auto-publicação de fanzines pessoais, realizados a partir do material gráfico produzido por si e pelos seus pares.
Depois da experiência que este encontro proporcionou e arriscando uma definição para esse objeto, diríamos que um Fanzine é… um espaço de liberdade.
E como é importante que os alunos participem num espaço de liberdade fanzine.
E como é relevante que os alunos criem o seu próprio fanzine espaço de liberdade.
Notícia no site do PNA da ESJE: AQUI
Veja aqui o resumo deste evento: