DATA: 12 Junho 2022, Domingo
HORÁRIO:  das 14:30h às 17h
LOCAL: DeCa, Universidade de Aveiro

VAGAS: 20 participantes
IDADE: 17 até 75

FORMADOR:
Miguel Correia

MIGUEL CORREIA
Nascido em 1979 em Aveiro.
Formado em Design de Comunicação Visual na Escola Superior de Artes e Design em Matosinhos, Porto.
Com um percurso profissional e académico ligado ao Branding desde 1997, tendo começado pelo Curso tecnológico de Design na Escola Secundária José Estêvão e feito estágio no Departamento de Design e Comunicação da Câmara Municipal de Aveiro.
Atualmente ocupa o cargo de Art Director na Agência de Comunicação Gula Visual em Aveiro, da qual é sócio-gerente e co-fundador.
É também editor do fanzine artístico Ultra Violenta.

OFICINA DE EDIÇÃO DE FANZINES:
Tema: Recursos tipográficos das sub-culturas DIY

CONTEXTUALIZAÇÃO:
O termo fanzine é a junção de Fã (por ser adepto ou seguidor de) e de Zine (de magazine). Aplica-se às publicações não-comerciais com uma tónica mais underground, que habitualmente servem como veículo de divulgação, de troca de ideias ou de afirmação de opinião.
São prolíferas no meio da música e da banda desenhada e, por norma, são auto-editadas e produzidas com recursos simples e orçamentos reduzidos. Este tipo de publicação popularizou-se nos anos 70, 80 e 90, embora tenha surgido há mais tempo. Hoje em dia, assiste-se a um ressurgir desta prática que tem um certo carisma para os adeptos do grunge design e das publicações impressas alternativas.

DESCRIÇÃO:
Será feita uma introdução ao conceito de publicações independentes, e demonstrados alguns exemplos de publicações para small press.
Apresentaremos diversos recursos de impressão usados habitualmente em fanzines ou livros de artista e demonstraremos diversas formas de editar conteúdos e fazer paginação e imposição, assim como os preparativos necessários para a sua impressão.
Os participantes serão convidados a criar algumas ilustrações com base nos recursos tipográficos utilizados nos fanzines alternativos, estilo punk e underground das décadas 70, 80 e 90 do século passado. O resultado das várias composições será editado e reproduzido durante a oficina em formato de fanzine a5.
No final cada participante levará consigo o resultado deste trabalho em conjunto!

MATERIAIS E UTENSÍLIOS:
Fotografias; Fotocópias; Recortes de revista ou jornal; Letras transferíveis; Carimbos, Papéis.
X-ato ou bisturi; Tesoura; Cola em baton, bisnaga ou spray; Escantilhões de letras e formas.

NOTAS GERAIS:
As oficinas são limitados a 20 participantes, pelo que deverá fazer a sua inscrição antecipadamente através do formulário de inscrição que se encontra no botão abaixo “Incrições (Aqui)”.
Todos os materiais necessários serão providenciados pela organização, podendo também, cada participante trazer os seus.
No final da formação será enviado a cada participante um Certificado de Participação devidamente personalizado.