Mesa Redonda “Rede Portuguesa de Bibliotecas Especializadas | 2ª Edição”
Data: 21 de Setembro de 2024
Partilha esta notícia
Acontece em Alpiarça no Sábado dia 21 de Setembro de 2024 a “Mesa Redonda “Rede Portuguesa de Bibliotecas Especializadas – 2ª Edição” integrada na programação do 2º Festival de Fanzines e Banda Desenhada de Alpiarça. Este momento irá decorrer pelas 14:00 no Mercado de Alpiarça.
A conversa organizada pelo Município de Alpiarça e dirigida por Miguel Correia (Fanzineteca de Aveiro) reúne num só local os vários responsáveis de um alargado conjunto de bibliotecas dedicadas aos fanzines e à banda desenhada.
Estarão à conversa os ilustres; Ogata Tetsuo (Fanzineteca de Coimbra), Miguel Correia (Fanzineteca de Aveiro), Sérgio Santos e Marco Fraga da Silva (Bedeteca Digital H-Alt), Mário André e Rui Gaspar (Fanzineteca de Alpiarça), Paulo Monteiro (Bedeteca de Beja), Carla Gonçalves (Biblioteca das Caldas da Rainha), Marcos Farrajota ( Bedeteca de Lisboa) e José Pacheco Pereira (Arquivo Ephemera).
Este evento será uma excelente ocasião para cada interveniente apresentar os projetos que representam e, além disso, continuar o diálogo sobre os moldes em que se podem lançar as fundações para a criação de uma rede portuguesa de fanzinetecas, bedetecas e bibliotecas especializadas em publicações alternativas e de artista.
Esta ideia, já tinha sido lançada por Miguel Correia na primeira sessão desta conversa que aconteceu em Aveiro no dia 26 de Junho de 2024, na Zine City 2024 e será nesta ocasião mais aprofundada.
O painel de oradores convidados para Alpiarça é representativo de um conjunto de pessoas e entidades que se podem considerar como verdadeiros guardiões das publicações independentes. Estas, que têm uma natureza efémera e livre, e por essa mesma razão e por alguma falta de centralização ou definição de critérios de arquivo e catalogação estão, de alguma forma sujeitas a uma certa dispersão.
O objetivo desta mesa redonda é unir esforços e lançar a reflexão sobre as melhores estratégias e medidas a tomar em conjunto para uniformizar o tratamento e acesso a estas publicações.
Considera-se que esta iniciativa é importante porque as referidas edições são um importante testemunho das culturas alternativas e evidências de manifestações no âmbito das artes visuais, música, cinema e literatura que por norma vivem marginalmente em relação às tendências das correntes instituídas e que, por isso mesmo, devem ser preservadas.
Os principais objetivos da criação de uma rede desta natureza são:
-Incentivar um espírito de interação entre as diversas bibliotecas especializadas em Portugal.
-Proporcionar a itinerância de exposições de publicações a vários pontos do país.
-Dinamizar conferências ligadas à publicação independente e temas que a rodeiam.
-Facilitar o intercâmbio de exemplares entre os diversos intervenientes.
-Trabalhar para a criação de um tronco comum de critérios de catalogação para os fanzines.
-Procurar uma definição consensual do termo fanzine e de alguns conceitos em torno do mesmo.
-Partilhar experiências e opiniões.
Para a referida rede, estão identificadas, por agora, 20 entidades em Portugal. Esta pesquisa continua e a lista poderá ser alargada para mais bibliotecas que neste momento não se identificaram.
Estão convidados todos os interessados por banda desenhada, fanzines e culturas alternativas a assistir a esta conversa em Alpiarça, que com certeza, será muito animada, interessante e um importante momento de troca de ideias.