Notícias

Cultura do Fanzine em Portugal 01- Spooky Action At a Distance I


Este é o primeiro de uma série de artigos sobre os autores de Fanzines ou publicações independentes em Portugal que partilham do espírito criativo neste tipo de publicação.

Este é um projeto conjunto de João Oliveira e Guilherme Ferrugento.

"A primeira edição da zine foi publicada em Janeiro de 2020. Será uma publicação anual com a próxima edição prevista para o final de 2020, início de 2021.

"Spooky action at a distance", ou "Acção fantasmagórica à distância" em Português, é a teoria de Einstein que se refere ao entrelaçamento quântico que descreve a ligação de dois objectos de forma a que mesmo a anos-luz de distância qualquer alteração ou medição do primeiro pode influenciar o segundo e e vice-versa.

A ideia da publicação é cada um de nós fazer um desenho em dias alternados, sem tema, sem ligação necessária, livre. Cada imagem não pode levar mais de 20 minutos a executar. As imagens fazem a viagem entre Coimbra e Bruxelas e servem de gatilho para o próximo desenho de cada um.

Foi feita uma selecção de alguns desenhos entre cerca de uma centena feitos entre Novembro de 2018 e Junho de 2019.

Nós costumávamos desafiar-nos a desenhar durante a Universidade (algumas aulas eram meio paradas) e quando a vida nos levou para sítios diferentes esta foi uma maneira que encontrámos de continuarmos esta ligação e de nos inspirar apesar da distância física.

O projecto tem-nos permitido ficar ligados através dos desenhos que vamos fazendo, deixa-nos dar uma espreitada na forma como o outro vê o mundo, em que anda a pensar e por onde anda a imaginação de cada um."

Mais sobre os autores e o projeto em:
tps://www.instagram.com/joaooliveira_innerspace/
https://www.jcoliveira.pt/

Independent Publishing Portugal Fanzine
Made on
Tilda