DATA: 18 Junho 2022, Terça F.
HORÁRIO:  das 09h às 13h
LOCAL: Aveiro, Edifício Atlas

VAGAS: 20 participantes
IDADE: 15 até 75
PREÇO: 20€

CURADORIA: Miguel Correia
ORGANIZAÇÃO: Edições UV
PROMOÇÃO: Município de Aveiro

FORMADOR:
Rogério Guimarães

Nascido em 1979 em Aveiro.
Formado em Design de Comunicação Visual na Escola Superior de Artes e Design em Matosinhos, Porto.
Com um percurso profissional e académico ligado ao Branding desde 1997. Tendo começado pelo Curso tecnológico de Design na Escola Secundária José Estêvão e feito estágio no Departamento de Design e Comunicação da Câmara Municipal de Aveiro.
Atualmente ocupa o cargo de Art Director na Agência de Comunicação Gula Visual em Aveiro, da qual é sócio gerente e co-fundador.
É também editor do fanzine artístico Ultra Violenta.

CONTEXTUALIZAÇÃO:
A Risografia é uma forma de duplicação stencil digital. Esta técnica foi criada nos finais dos anos 80 pela empresa RISO Kagaku Corporation, no Japão (daí o seu nome). É uma forma de duplicação de documentos a baixo custo que usa um processo stencil – semelhante à serigrafia – para imprimir documentos de forma automatizada e controlada digitalmente. Apesar de ter sido criada para produzir grandes tiragens de cópias de documentos e onde o fator qualidade não era o mais importante, esta técnica de impressão tem tido uma procura crescente nas comunidades de designers gráficos, artistas, auto-editores, criadores de fanzines, etc. É cada vez mais um produto por excelência da era pós-digital, em que as imperfeições de impressão típicas desta técnica são determinantes para a estética final.

DESCRIÇÃO:
A oficina terá uma duração aproximada entre 3h30m e 4h00m.
Será iniciada com uma introdução onde se fará uma breve descrição do que é a risografia (história e princípio de funcionamento) seguida por uma demonstraçãdo equipamento de risografia disponibilizado in loco. A seguir, será solicitado aos participantes que produzam em folhas de papel alguns trabalhos de desenho e/ou escrita e colagem que irão constituir os originais a duplicar pela técnica de risografia. Os trabalhos dos paraticipantes podem ser ilustração, texto escrito, uma pequena fanzine, etc. Convém que os trabalhos caibam dentro de uma folha A4 e a tiragem das impressões por participante poderá rondar as 20 cópias. Neste workshop as cores disponíveis são o preto (black) e azul médio (Riso médium blue).

MATERIAIS E UTENSÍLIOS:
Papel A4, materiais riscadores, fotografias; fotocópias; recortes de revista ou jornal; letras transferíveis; carimbos, papéis.
X-ato ou bisturi; tesoura; cola em baton, bisnaga ou spray; escantilhões de letras e formas.

NOTAS GERAIS:
As oficinas são limitados a 20 participantes, pelo que deverá fazer a sua inscrição antecipadamente através do formulário de inscrição que se encontra no botão abaixo “Incrições (Aqui)”.
Todos os materiais necessários serão providenciados pela organização, podendo também, cada participante trazer os seus.
No final da formação será enviado a cada participante um Certificado de Participação devidamente personalizado.

Inscrições (Brevemente)

TODAS AS OFICINAS DESTE CICLO:

12 Junho 2022, Domingo – ILUSTRAÇÃO
13 Junho 2022, Segunda F. – DESENHO LAVADO
14 Junho 2022, Terça F. – FANZINES
15 Junho 2022, Quarta F. – CRIATIVIDADE
16 Junho 2022, Quinta F. – CIANOTIPIA
16 Junho 2022, Quinta F. – DESENHO URBANO
17 Junho 2022, Sexta F. – COLAGEM
18 Junho 2022, Sábado – RISOGRAFIA

Depois do sucesso da primeira edição em 2021, o FanzineUltraViolenta volta em 2022. O conceito-base é o mesmo – a temática de cultura visual alterantiva e das publicações independentes – mas o seu formato é ampliado e com mais relevância, transformando-se num evento que se pretende, possa lançar as fundações para acontecer em Aveiro a realização no futuro próximo do maior encontro europeu da cultura visual alternativa e do fenómeno “DiY”, este, terá como temática central a publicação independente e o fanzine enquanto forma de expressão sócio-cultural de elevada relevância para as “tribos” urbanas underground que se tem desenvolvido ao longo dos últimos sessenta anos.
A edição deste ano tem várias acções, como sejam; exposições de fanzines de colecções nunca trazidas a público, exposições artísticas com as ilustrações contidas nestas publicações, feiras sobre publicações independentes, oficinas sobre a temática do “DIY”, ciclo de palestras sobre design gráfico e concertos de música alternativa.