DATA: 15 Junho 2022, Quarta F.
HORÁRIO:  das 14h às 18h
LOCAL: Aveiro, Edifício Atlas

VAGAS: 20 participantes
IDADE: 15 até 75
PREÇO: 20€

CURADORIA: Miguel Correia
ORGANIZAÇÃO: Edições UV
PROMOÇÃO: Município de Aveiro

FORMADOR:
Ana Clode

Ana Clode, artista e designer a viver em Aveiro.
Começou Arquiteta, mas cedo percebeu que o seu caminho tinha de seguir pelo Design…
A sua paixão pelas artes e pelo mundo da cor é o que a motiva. Está em sí e modelou a pessoa que é hoje.

DESCRIÇÃO:
O acto de “fazer marcas” é uma necessidade que está na nossa origem enquanto seres humanos. Deixarmo-nos conduzir pelo que produzimos é extremamente libertador e alimenta a nossa criatividade.
Nesta oficina vamos explorar a força dos ritmos enquanto fazemos marcas com tinta.
Vamos experimentar a criação de composições não intencionais, procurar situações desconhecidas como uma necessidade humana de expressão visual, concentração e relação entre a mente e o corpo.
Neste laboratório criativo vamos explorar a nossa capacidade de expressão de forma livre com objetos pouco usuais como paus, penas, embalagens, escovas, folhas, cartões, etc.
Vamos usar materiais à base de água (tinta da china, tinta de escrever e aguarelas), materiais riscadores solúveis e entender o seu potencial expressivo. Os desenhos não pretendem representar nada em concreto, é a experiência que interessa. Para isso, não precisa de ter experiência prévia na técnica ou no desenho, tem é de ter vontade de explorar e de ser corajoso.
Finalmente, a observação das formas numa perspectiva diferente, vai despertar a criatividade e a sua capacidade de ver as suas marcas com outro olhar, com um olhar mais solto, mais aberto e criativo.

MATERIAIS E UTENSÍLIOS:
Bloco de papel A4 200g; Bata ou camisa que possam sujar; Frasco pequeno de Tinta da China; Tubo de aguarela (qualquer cor, mas não mais que 1 cor); 4 Copos de iogurte vazios; 2 Pincéis planos de tamanho diferente para aguarela; 2 pincéis de ponta redonda – 2 tamanhos (médio/ grande); 3 Frascos para água (com tampa); Panos velhos de algodão; Lápis de cor; 1 folha de cartolina Canson branca já cortada com 210 x 580 mm ; 1 lápis velho e 1 lata de refrigerante vazia (para fazer dois aparos); Pauzinhos de sushi; Escova de dentes (muito) usada; Ramos pequenos; Folhas de árvore; Penas de aves (recolhidas na rua); Bocado de cartão canelado ou outro; Papeis texturados; 1 cartão MB antigo e inválido.

NOTAS GERAIS:
As oficinas são limitados a 20 participantes, pelo que deverá fazer a sua inscrição antecipadamente através do formulário de inscrição que se encontra no botão abaixo “Incrições (Aqui)”.
Todos os materiais necessários serão providenciados pela organização, podendo também, cada participante trazer os seus.
No final da formação será enviado a cada participante um Certificado de Participação devidamente personalizado.

Inscrições (Brevemente)

TODAS AS OFICINAS DESTE CICLO:

12 Junho 2022, Domingo – ILUSTRAÇÃO
13 Junho 2022, Segunda F. – DESENHO LAVADO
14 Junho 2022, Terça F. – FANZINES
15 Junho 2022, Quarta F. – CRIATIVIDADE
16 Junho 2022, Quinta F. – CIANOTIPIA
16 Junho 2022, Quinta F. – DESENHO URBANO
17 Junho 2022, Sexta F. – COLAGEM
18 Junho 2022, Sábado – RISOGRAFIA

Depois do sucesso da primeira edição em 2021, o FanzineUltraViolenta volta em 2022. O conceito-base é o mesmo – a temática de cultura visual alterantiva e das publicações independentes – mas o seu formato é ampliado e com mais relevância, transformando-se num evento que se pretende, possa lançar as fundações para acontecer em Aveiro a realização no futuro próximo do maior encontro europeu da cultura visual alternativa e do fenómeno “DiY”, este, terá como temática central a publicação independente e o fanzine enquanto forma de expressão sócio-cultural de elevada relevância para as “tribos” urbanas underground que se tem desenvolvido ao longo dos últimos sessenta anos.
A edição deste ano tem várias acções, como sejam; exposições de fanzines de colecções nunca trazidas a público, exposições artísticas com as ilustrações contidas nestas publicações, feiras sobre publicações independentes, oficinas sobre a temática do “DIY”, ciclo de palestras sobre design gráfico e concertos de música alternativa.