DATA: 16 Junho 2022, Quinta F.
HORÁRIO:  das 14h às 18h
LOCAL: Aveiro, Edifício Atlas

VAGAS: 20 participantes
IDADE: 15 até 75
PREÇO: 20€

CURADORIA: Miguel Correia
ORGANIZAÇÃO: Edições UV
PROMOÇÃO: Município de Aveiro

FORMADOR:
Mário Afonso

Nascido em 1983, natural de Cascais e atualmente a residir em Canelas, Estarreja. Licenciado em artes plásticas na FBAUP, a concluir o mestrado em Criação Artística Contemporânea na Universidade de Aveiro e a gerir o Projeto Estação, espaço de divulgação cultural. O espaço está a ser dinamizado com o intuito de divulgar o trabalho de artistas nacionais e internacionais, de várias áreas artísticas, como a fotografia, pintura, música, vídeo-arte, etc. Também são realizados atelier com crianças e adultos, incentivando a produção e o pensamento artístico e crítico.
É também fundador do projeto Arte365, que tem o objetivo de divulgar o trabalho de artistas emergentes.

CONTEXTUALIZAÇÃO:
As cianotipias consistem na construção de uma impressão fotográfica em tons de azuis. Este processo foi utilizado para cópias de desenhos e diagramas durante os séculos XIX e XX, mas também foi usado para reproduções de fotografias. Este procedimento simples e de baixo custo é especialmente prático na reprodução de imagens.

DESCRIÇÃO:
Oficina que permite adquirir conhecimentos de materialização de trabalhos analógicos.
Técnica que remete para processos de construção mais antigos. Técnica que permite o formando criar imagens de cariz de decoração, ou mesmo devido à sua plasticidade técnica de cariz artística.
Os fomandos irão aprender a criar cianotipias com o seguinte procedimento: Construção do papel fotossensível/ Exposição solar/ Revelação da imagem final.

MATERIAIS E UTENSÍLIOS:
Solução química, recipiente para adição de químico, luvas de látex, folha de papel cavalinho estrangeiro, tesoura/ x-ato, régua, pincel, prancheta, vidro, folhas de acetato, H2O2.

NOTAS GERAIS:
As oficinas são limitados a 20 participantes, pelo que deverá fazer a sua inscrição antecipadamente através do formulário de inscrição que se encontra no botão abaixo “Incrições (Aqui)”.
Todos os materiais necessários serão providenciados pela organização, podendo também, cada participante trazer os seus.
No final da formação será enviado a cada participante um Certificado de Participação devidamente personalizado.

Inscrições (Brevemente)

TODAS AS OFICINAS DESTE CICLO:

12 Junho 2022, Domingo – ILUSTRAÇÃO
13 Junho 2022, Segunda F. – DESENHO LAVADO
14 Junho 2022, Terça F. – FANZINES
15 Junho 2022, Quarta F. – CRIATIVIDADE
16 Junho 2022, Quinta F. – CIANOTIPIA
16 Junho 2022, Quinta F. – DESENHO URBANO
17 Junho 2022, Sexta F. – COLAGEM
18 Junho 2022, Sábado – RISOGRAFIA

Depois do sucesso da primeira edição em 2021, o FanzineUltraViolenta volta em 2022. O conceito-base é o mesmo – a temática de cultura visual alterantiva e das publicações independentes – mas o seu formato é ampliado e com mais relevância, transformando-se num evento que se pretende, possa lançar as fundações para acontecer em Aveiro a realização no futuro próximo do maior encontro europeu da cultura visual alternativa e do fenómeno “DiY”, este, terá como temática central a publicação independente e o fanzine enquanto forma de expressão sócio-cultural de elevada relevância para as “tribos” urbanas underground que se tem desenvolvido ao longo dos últimos sessenta anos.
A edição deste ano tem várias acções, como sejam; exposições de fanzines de colecções nunca trazidas a público, exposições artísticas com as ilustrações contidas nestas publicações, feiras sobre publicações independentes, oficinas sobre a temática do “DIY”, ciclo de palestras sobre design gráfico e concertos de música alternativa.